Vários rumores surgiram após a vitória da Itália no Junior Eurovision Song Contest 2014, sediado em Malta em novembro. Dois meses após a vitória do país, ainda não se sabe se a Itália organizará o evento seguinte ou não. Várias conversas já foram feitas e parece que a EBU receberá a resposta da RAI em breve. E parece que ela não é boa.
Ao que tudo indica, a RAI Gulp aceitou organizar o evento, mas o que impede o canal de sediar o concurso são os gastos. Mesmo que não seja tão caro quanto sediar o Eurovision de ‘adultos’, o canal dispõe de pouco orçamento e isso o impediria de cobrir os gastos do JESC, pois a RAI Gulp tem pouquíssima visibilidade no país e sua participação na audiência é em torno de 1%, ou seja, ninguém iria acompanhar o evento organizado no próprio país. A solução seria que o evento fosse transmitido pela RAI 1, RAI 2 ou RAI 3, canais com muito mais visibilidade e audiência na Itália.
Várias especulações surgiram acerca de quem irá organizar o JESC 2015, caso a Itália diga não. A Bulgária – que ficou em segundo lugar – é a mais cotada para organizar o evento. Malta anunciou que organizaria o evento novamente caso o país vencesse, o que ainda não é descartado. Em alguns dias saberemos a resposta da RAI quando à esse assunto.
A Itália no Junior Eurovison
A Itália participou somente uma vez no JESC. Sua estreia foi em 2014 onde levou a vitória já em sua primeira aparição com Vincenzo Cantiello, que interpretou a canção Tu primo grande amore, ficando 12 pontos acima da segunda colocada, a Bulgária. Assista a apresentação:
